república
2010-04-10 14:05
Na organização escolar percebe-se influência da filosofia positivista. A reforma de Benjamin Constant tinha como princípios orientadores a liberdade e laicidade do ensino, como também a gratuidade da escola primária. Estes princípios seguiam a orientação do que estava estipulado na Constituição brasileira.
Uma das intenções desta Reforma era transformar o ensino em formador de alunos para os cursos superiores e não apenas preparador. Outra intenção era substituir a predominância literária pela científica.
Esta Reforma foi bastante criticada pelos positivistas, já que não respeitava os princípios pedagógicos de Auguste Comte; pelos que defendiam a predominância literária, já que o que ocorreu foi o acréscimo de matérias científicas às tradicionais, tornando o ensino enciclopédico. Porém essa educação de qualidade era privilégio de poucos, tanto o ensino primário e secundário oferecidos para o povo era insatisfatório, onde apenas a classe dominate tivesse acesso ao ensino superior.
Tal mudança veio com o decreto n°27, de 12/03/1890, que reforma a escola normal em escola modelo, modelo para a escola pública, para servir o ideal republicano