20 de maio 2010

2010-05-20  14:08

 

 

Práticas e teorias artísticas na formação de professores de artes visuais.

Palestrante: Profa.Dra. Terezinha Losada (UNIRIO)

Debatedora: Profa.Dra. Edna de Jesus Goya (UFG)

 

Nos currículos atuais há uma inversão da dicotomia: teoria X prática. Com uma valorização das disciplinas teóricas como: História da arte, Filosofia etc, e um declínio do pretígio das disciplinas práticas. Alguns desses fatores para esse declínio se dá pelos meios tecnológicos de expressão.

Desafio de delinear com a pluracidade para uma reforma curricular:

Segundo Terezinha Losada, a única saída está no âmbito metódico e político. É preciso adaptar-se à pluralidade. Ela apoia a proposta triângular de Ana Mae Barbosa*, que envolve a contextualização histórica, o fazer artístico e a apreciação artistíca para a cosntrução do conhecimento. é preciso fazer e testar a teoria na prática, comenta Terezinha.

Segundo Terezinha: A culpa é sempre dos professores!!!. Devido ao descaso e falta de projetos e propostas que funcionem. Na arte se tem a saborania da teoria sob a prática, ou seja, faz-se arte para os crítcos.

Qual o sentido do ensino da arte na formação humana?

Nós Arte-educadores precisamos desenvolver uma metodologia que seja viável à realidade dos alunos e não só reproduzir. Para isso é necessário pensar num melhor currículo para a formação desse profissional.

 

*Ana Mae Barbosa foi a primeira pesquisadora a se preocupar com a sistematização do ensino de Arte em museus, durante sua gestão como diretora do MAC. Em 1987 desenvolveu, com apoio em sua "proposta triangular", o primeiro programa educativo do gênero, ainda hoje a base da maioria dos programas em Arte-educação no Brasil.

Alguns livros escritos:

1978 - Arte-educação no Brasil: das origens ao modernismo (São Paulo: Perspectiva)

1985 - Arte-educação: conflitos/acertos (São Paulo: Max Limonad)

1990 - O ensino da arte e sua história (com Heloísa M. Sales, São Paulo: MAC)

2001 - John Dewey e o ensino da Arte no Brasil (São Paulo: Cortez)

2005 - O pós-modernismo (com Jacó Grinsburg, São Paulo: Perspectiva)

2006 - Arte/Educação contemporânea (São Paulo: Cortês)

 


Crie um site grátis Webnode