Cultura Digital

06/03/2010 14:11

      O conceito de cultura digital não está consolidado. Aproxima-se de outros como sociedade da informação, cibercultura, revolução digital, era digital. Cada um deles, utilizado por determinados autores, pensadores e ativistas, demarca esta época, quando as relações humanas são fortemente mediadas por tecnologias e comunicações digitais.

     

      O sociólogo espanhol Manuel Castells, em dossiê publicado pela revista Telos, mantida pela Fundación Telefónica, define a cultura digital em seis tópicos:

1. Habilidade para comunicar ou mesclar qualquer produto baseado em uma linguagem comum digital;

2. Habilidade para comunicar desde o local até o global em tempo real e, vice-versa, para poder diluir o processo de interação;

3. Existência de múltiplas modalidades de comunicação;

4. Interconexão de todas as redes digitalizadas de bases de dados ou a realização do sonho do hipertexto de Nelson com o sistema de armazenamento e recuperação de dados, batizado como Xanadú, em 1965;

5. Capacidade de reconfigurar todas as configurações criando um novo sentido nas diferentes camadas dos processo de comunicação;

6. Constituição gradual da mente coletiva pelo trabalho em rede, mediante um conjunto de cérebros sem limite algum. Neste ponto, me refiro às conexões entre cérebros em rede e a mente coletiva.

 

    Como exemplo, temos a fundação Padre Anchieta que junto com a TV Cultura criaram o Conexão Cultural. Iniciativa lançada no início do ano passado, foca a melhoria na educação e na vida social das pessoas. Tem o objetivo de estimular atividades profissionais e o desenvolvimento cultural.

    O Conexão Cultura funciona a partir de uma barra – que é instalada horizontalmente nos computadores de Centros de Acesso públicos e privados (Telecentros e lan houses) – e oferece conteúdos qualificados, cursos profissionalizantes, entretenimento cultural, serviços governamentais e apoio escolar, facilitando assim a navegação do usuário na internet e diminuindo o acesso excessivo a conteúdos inadequados.

     A ideia é atingir até dois milhões de freqüentadores de Lan houses e Telecentros de todo o Brasil. Para isso, o Conexão Cultura já está em fase de teste nas unidades Acessa SP e nas salas Internet Livre dos Sesc’s Pompéia, Itaquera e Consolação. O próximo passo será implantá-lo em lan houses, visando um maior número de acessos a bons conteúdos.

 

 

    

 

 

         

        Fontes:

        https://culturadigital.br/o-programa/conceito-de-cultura-digital/

        https://culturadigital.com.br/